Os riscos de fraude por uso de documentos roubados ou perdidos,
clonagem de informações e uso de conta corrente e cartão de crédito
por pessoas
mal intencionadas são potencializados com as transações realizadas pela
internet e o uso de eletrônicos como tablets ou smartphones.
São frequentes
notícias de desmonte de quadrilhas especializadas em fraudes bancárias, que
trazem transtornos para as pessoas e prejuízos às instituições financeiras.
Por conta disso, é preciso ficar atento a qualquer movimentação
fora do comum em contas bancárias.
"Recomendamos que todos sempre
acompanhem suas movimentações bancárias e cuidem da segurança de suas
informações”, alerta Claudio Conceição, consultor de Negócios de Finanças e
especialista em crédito na TransUnion Brasil - empresa responsável pelo
desenvolvimento de softwares e soluções para automação de análise de crédito,
risco e fraude.
A seguir, veja seis passos que ajudam a combater a fraude
bancária, segundo o especialista.
1. Monitore sua conta: acompanhe todas as suas movimentações
bancárias. Monitore a sua conta para identificar potenciais movimentações
estranhas.
2. Não responda mensagens: tenha atenção com os contatos feitos por
instituições financeiras, por telefone e especialmente por e-mail. Não se deve
responder mensagens que demandam confirmação ou entrega de dados cadastrais ou
senhas.
3. Suspeite de contatos: desconfie de ligações de credores, se você
não tem dívida. Um criminoso pode ter usado sua identidade para abrir contas ou
fazer compras, deixando as dívidas para você. Crianças e idosos também podem
ser alvos para ladrões que operam dessa forma.
4. Desconfie de problemas online: se você não conseguir acessar a
sua conta online, entre em contato imediatamente por telefone com o seu banco.
Alguém pode ter roubado sua senha na tentativa de usar sua conta.
5. Proteja seu acesso: instale programas antivírus e sistemas de
proteção contra malware. Softwares maliciosos podem estar armazenando as
suas informações enquanto você navega. Existem programas que podem ajudar a
prevenir isso.
6. Salve seus contatos: Mantenha registro das conversas com
ouvidorias dos bancos em caso de problemas. Anote o número do protocolo e cobre
prazo para resolução de eventuais problemas.
Para evitar aborrecimentos, sempre que ouvir qualquer assunto
pertinente a sua conta ou de algum problema junto aos caixas eletrônicos,
registre uma ocorrência policial para garantir uma futura ação judicial.
Olivan Bello, Servidor
do MPGO, Bel. em Direito.
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