Conselho Tutelar de Carmo do Rio Verde lança campanha contra pedofilia - NOVA GLÓRIA NEWS
Headlines News :

.

.
Home » » Conselho Tutelar de Carmo do Rio Verde lança campanha contra pedofilia

Conselho Tutelar de Carmo do Rio Verde lança campanha contra pedofilia

Written By Unknown on sexta-feira, 16 de maio de 2014 | 10:51



Na última quarta-feira (14/5) o Conselho Tutelar da cidade de Carmo do Rio Verde lançou a terceira campanha contra a pedofilia na cidade.
O evento foi realizado na Câmara Municipal e teve início às 19h30. Aderlindo Gomes da Silva Filho (Presidente do Conselho Tutelar de Carmo do Rio Verde) falou em entrevista aoJornal Populacional que, o Conselho é o braço direito da comunidade, no sentido de estar protegendo e buscando os direitos e deveres das crianças e adolescentes. Sobre a pedofilia, Aderlindo disse que, a campanha está sendo lançada para dizer à sociedade que o Conselho está sempre atento a qualquer forma de violência, tanto física quanto sexual. No dia 18 de maio é comemorado o dia nacional da campanha contra a pedofilia, assim foi preparada para as escolas municipais e estaduais da cidade, palestras sobre o tema nos dias 14 e 15, dia 16 haverá uma carreata, para despertar o interesse da população para o assunto e no dia 17 haverá teatro e demais atrações, na Praça da Prefeitura Municipal, às 19h30.

Na campanha está envolvida toda a cidade, órgãos governamentais e não governamentais, a Igreja Católica, Assembleia de Deus, Presbiteriana, a Secretaria de Saúde e de Educação, Ministério Público, Juizado de infância e Juventude, vereadores e demais. Segundo o Presidente do conselho, o objetivo é mostrar que este mal acontece e que todos devem estar atentos. Como todos os anos no mês de maio acontecem às campanhas contra a pedofilia, e na cidade já haviam sido feitas duas campanhas nos anos anteriores, os conselheiros acharam por bem continuar fazendo e assim mostrar que o Conselho Tutelar é atuante. O Presidente do Conselho Tutelar acredita que a campanha pode se estender até o dia 30 de maio, já que durante todo o mês de maio é trabalhado o assunto. Segundo Aderlindo os pedófilos também ficam atentos à campanha e se sentem acuados. A campanha da cidade de Carmo do Rio Verde foi e está sendo divulgada pela mídia, para ganhar maior abrangência.

Adriano Pereira (Secretário de Educação) disse que, todo o tipo de violência contra a criança tem que ser combatido, principalmente o abuso sexual, que é um dos piores males da sociedade. O Secretário falou que, geralmente as crianças violentadas adquirem transtornos, que acabam por afetar seu comportamento na escola, assim Adriano vê que os educadores e as escolas devem batalhar para identificar os agressores e os denunciarem ao Conselho Tutelar, para proporcionar ao menos dignidade a estas crianças. Adriano Pereira parabenizou o Conselho Tutelar da cidade e, disse que este é comprometido e realmente está fazendo a sua parte.

Dra. Grazielly dos Santos Rodrigues Barros (Promotora de Justiça) falou que, a importância desta campanha é estimular a participação de todos no combate à pedofilia e outras formas de exploração. Grazielly disse que, é importante ter a sociedade conscientizada deste dever, pois é a partir dela que surgem as denúncias de explorações e abusos sexuais, assim chegando ao conhecimento do Conselho Tutelar, da Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário e Ministério Público, para que os autores destes crimes sejam responsabilizados.

A Promotora explicou que a campanha visa estimular a denuncia, mostrar como denunciar, os canais de denuncia que a população tem e conscientizar sobre o seu dever de manter as crianças fora de explorações.  Grazielly disse que, os maiores exploradores estão próximos à família, como pai, padrasto, tio, vizinho e demais, até mesmo por isso estes crimes são considerados de difícil elucidação, por serem cometidos em ambientes domésticos, sem presença de testemunhas, levando em consideração a palavra da vítima. A Promotora disse que, é necessário que professores e familiares que percebam indícios de que a criança sofreu violência, denunciem e providenciem para que logo a criança seja enviada a algum serviço do município, como assistência social ou psicólogo, sendo capaz de relatar o que aconteceu, para subsidiar uma denuncia do ministério público contra o agressor. Também é importante que a criança tenha amparo psicológico, para que possa conseguir ter uma vida normal, depois da agressão. Segundo a Promotora, algo que se percebe muito na prática é que geralmente os agressores sofreram agressões também na infância.

Susana Silvério (Socióloga e radialista de uma rádio de Carmo do Rio Verde) disse que, de maio de 2012 a maio de 2013 houve mais de 300 ocorrências de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Neste ano o Conselho Tutelar da cidade ainda não fez o levantamento. As mais de 300 ocorrências foram feitas através do disque 100 e através da comunidade, as denuncias foram averiguadas pelo Conselho Tutelar e geraram representação no Ministério Público. Susana disse que, destes casos apenas 4 geraram processos, casos que foram mais urgentes, como estupro e agressão física, estes são considerados agressões extremas à crianças e adolescentes.

Há uma rede de atenção à criança, para que quando a criança seja diagnosticada com caso de abuso sexual ou outra violação dos seus direitos humanos, ela passe por essa rede, que é formada por articulações de várias instituições que amparam a criança, como escola, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público, Conselho Tutelar e Assistência Social (Através do psicólogo). Segundo Susana, não é só uma criança que foi estuprada, mas sim uma criança que foi violada e precisa passar por um atendimento básico de saúde, pois pode ter contraído alguma doença ou gravidez. Susana disse que, a mensagem que eles quiseram passar é que, é preciso que as instituições trabalhem de forma articulada em uma rede de atenção básica, algo que não ocorre ainda na cidade de Carmo do Rio Verde. A Socióloga ainda falou que, é preciso que não exista impunidade, pois um agressor tem a capacidade de fazer muitas vitimas e pelo ciclo da violência, essas vitimas podem gerar outras vitimas. Susana ressaltou que as denúncias devem ser feitas de imediato quando há a suspeita, sem esperar a confirmação.
Texto: Consuelo de La Cruz.

Edição: Nova Glória News
Siga Nova Glória News no Facebook
Siga Nova Glória News no Twitter
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Total de Visualizações da Página

Horário

Idioma

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Site de Pesquisa

Sine - Site Nacional de Emprego

+Babbel Curso de Idiomas On-line

+Babbel Curso de Idiomas On-line
Aprenda idiomas on-line de maneira fácil. Experimente gratuitamente.

Loteria Federal

Gol Linhas Aéreas Inteligente

Decolar.com

Patrocinadores


Regina

Regina Moda Intima

TEC Informática

Novanet

Novanet
Rua: 15 N° 12 – Setor Rodoviário – Nova Glória – Goiás Tel.: (62) 9219-4000 / 9609-6462 E-mail: onivaldorodrigues2010@gmail.com

Odonto Carvalho

CFC Nova Glória

Telecenter

DK PARABRISAS Nacional e Importados

SKY

SKY

Automação em Geral

Automação em Geral

Nova FM 104,9

TeleCartões

TeleCartões

Móveis Modelo

Móveis Modelo

Telecel

Telecel

Escritório de Contabilidade Pontual

Escritório de Contabilidade Pontual

Bazar Papelaria Mozart

Bazar Papelaria Mozart

Panelão Ar Condicionado

Rose Modas

Rose Modas

K&G

K&G

Nova Farma

Nova Farma

Móveis Estrela

Móveis Estrela

Milly Gás

Milly Gás

Compartilhar

NGN - Acessos no Mundo Inteiro

NGN - Formulario de Contato

foxyform

Previsão do Tempo

Noticias Popular

Postagem Recente

.

Comentários

.

Arquivo do blog

 
Support : Click Lan House | Reavendo Noticia e Esports | ..
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. NOVA GLÓRIA NEWS - All Rights Reserved
Template Design by .. Published by ..