Professor cria plataforma para celular e muda visão de alunos sobre filosofia - NOVA GLÓRIA NEWS
Headlines News :

.

.
Home » » Professor cria plataforma para celular e muda visão de alunos sobre filosofia

Professor cria plataforma para celular e muda visão de alunos sobre filosofia

Written By Unknown on sexta-feira, 25 de abril de 2014 | 04:46



Sistema foi feito com a ajuda de estudantes de uma escola pública de Goiás.  Resultado rápido surpreendeu a instituição, que pretende ampliar o projeto.

Pelo celular, alunos aprendem filosofia em escola pública de Nerópolis (Foto: Paula Resende/ G1)

A relação entre um professor com ânsia de mudança no sistema de educação e alunos dispostos a ajudar revolucionou as aulas de filosofia de uma escola pública de Nerópolis, na Região Metropolitana de Goiânia. Juntos, eles desenvolveram uma plataforma virtual para estudar a disciplina. Acessado por computador ou de qualquer aparelho de celular com acesso à internet, o sistema trouxe resultados surpreendentes e foi a solução para evitar o uso indevido de telefone na sala de aula. “Não tinha interesse nenhum pela filosofia. Mudou completamente minha visão e fez com que eu passasse a ver o mundo com outros olhos”, afirma o estudante Josué Ricardo Ferreira Gomes, de 17 anos.

Formado em filosofia, biologia, teologia e com especialização em direitos humanos, Gilberto Ramos Ribeiro, 39, é professor há quatro anos. Mesmo quando não lecionava, sonhava em mudar a forma de ensino. “A escola ainda é a mesma de 80 anos atrás. Essa concepção de escola cerceadora e arcaica me atormentava. Sabia que podia mudar isso”, afirma.

Um passo para essa mudança foi o desenvolvimento da plataforma. No site, os alunos são registrados e têm acesso ao tema de cada aula com antecedência. O professor disponibiliza textos e, ao final da leitura, os estudantes têm que responder um teste, que tem um tempo limite para ser feito, conforme a quantidade de perguntas. Às vezes, as respostas são objetivas e outras, dissertativas.

“Avalio o aluno por ali também. Extraclasse, ele tem que ler e responder às questões para ganhar nota. O dispositivo acusa quem fez ou não, por isso é exclusivo dos nossos alunos. Depois, em sala de aula, a gente discute o tema e faz outras atividades. Temos uma aula presencial por semana. Com o sistema, o tempo de estudo de filosofia quase triplicou”, explica Gilberto.

Mas, antes de desenvolver a plataforma, o professor tinha feito outras tentativas de usar a tecnologia a favor do aprendizado. A primeira delas foi a criação de uma página no Facebook. “Deu certo no começo, mas já não era o suficiente e lá os alunos misturavam com a vida pessoal. Assim não serve para o estudo”, afirmou.

No início deste ano, ele se mudou de Jaraguá (GO) para Nerópolis e passou a dar aulas de filosofia, biologia e espanhol no Colégio Estadual Dr. Negreiros. Foi onde ele teve a ideia de criar o sistema online.

Buscando práticas de educação que deram certo, Gilberto leu sobre uma plataforma criada por uma professora de uma escola particular do Rio de Janeiro: “Vi que se fizesse aqui poderia dar certo. Busquei a secretaria de educação, mas o processo é demorado, disseram que sairia caro e é um processo. Apesar do apoio moral, eu queria rapidez, queria isso o mais rápido possível”.

Iniciativa
A solução veio dos próprios alunos. Gilberto contou sobre a ideia em sala de aula e eles de dispuseram a ajudar. “Só estava esperando a oportunidade e a escola proporcionou isso. Consegui alunos que tinham capacidade para isso e se interessaram. Eles tomaram a iniciativa”, ressalta o professor.

Um dos quatro adolescentes que ajudaram a construir a plataforma, Cassiano Henrique Figueiredo Lima, de 16 anos, explica que eles gostam de computação, mas ninguém possui formação da área. “Cada um fez um pouco. A gente fez uma vaquinha de R$ 50 para pagar a hospedagem do site, o provedor”, diz o aluno. Em duas semanas, o sistema estava pronto

Matheus foi o primeiro a acessar a plataforma (Foto: Paula Resende/ G1)

Alunos interessados
A plataforma é direcionada aos cerca de 200 alunos que cursam o 3º ano do ensino médio, que se preparam para o vestibular. A coordenação do Dr. Negreiros se certificou que todos tinham acesso à internet. "Muitos não têm computador em casa, mas vimos que todos do 3º ano acessavam a internet pelo celular. Só uma aluna que não tem aparelho com essa capacidade, mas ela entra na plataforma com um colega ou pega o celular das professoras", explica a coordenadora pedagógica da escola, Maria Helena Rodrigues.

Primeiro a acessar a plataforma, o aluno Matheus Alves dos Santos, de 19 anos, é surdo, o que, para a coordenação do colégio, mostra a inclusão do projeto. Para Gilberto, o adolescente e os demais estudantes mudaram completamente a postura e a dedicação com o uso do dispositivo.

“Eles estão mais motivados, envolvidos, atentos. Filosofia era a matéria mais crítica, achavam chato, agora, falam no dia a dia de Immanuel Kant, Nietzsche e René Descartes. Eles passaram a acertar as questões brilhantemente. Tem que investir em tecnologia. O livro tem que ser adaptado ao aluno”.

O sistema também facilitou a vida do professor. “Não preciso implorar mais para eles estudarem. A aula é um grande debate filosófico. Facilitou a minha vida. Não perco tempo escrevendo as coisas no quadro ou dependendo de xerox”, relatou.
Alunos vão além do livro e estudam pelo celular (Foto: Paula Resende/ G1)
De problema a solução
O uso de celular em classe era um problema para a escola, pois os alunos acessavam as redes sociais ou assistiam a vídeos durante as aulas. Com a plataforma, o que era motivo de preocupação, se transformou em solução para incentivar o aprendizado. “O celular era um problema, os alunos não sabiam usar a favor deles. Desde que haja planejamento prévio, os professores têm usado o aparelho em aulas”, afirma a coordenadora pedagógica.

Trabalhando há 20 anos na unidade, a coordenadora conta que eles se surpreenderam com a rapidez do resultado. “Não tínhamos pensado que seria tão imediato o resultado. Tem facilitado, os alunos chegam na sala de aula com conhecimento prévio e também buscam além do que foi proposto”, explicou.
Estudantes acessam o sistema dentro e fora de sala de aula (Foto: Paula Resende/ G1)

Para expandir o projeto, o professor já pediu à Secretaria Estadual de Educação que um técnico de informática ajude a desenvolver o site, adicionando mais aplicativos e tornando-o mais prático. “O site é muito básico ainda. Precisamos de um profissional da área de tecnologia para fazê-lo crescer”.

Gilberto acredita que no próximo semestre já será possível adicionar à plataforma o conteúdo das outras matérias que leciona. “Os próprios alunos querem. É o interesse pelo novo e atual. Alguns professores também já vieram falar comigo”.

Apesar de ser direcionada aos alunos do 3º ano, a página deve ser expandida a todos os estudantes. “A intenção é expandir para toda a escola. Estamos vendo pelo trabalho do professor que este é o caminho”, afirmou a coordenadora pedagógica.

Fonte e foto: G1 - Goiás
Edição: Nova Glória News
Siga Nova Glória News no Facebook  
Siga Nova Glória News no Twitter
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Total de Visualizações da Página

Horário

Idioma

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Site de Pesquisa

Sine - Site Nacional de Emprego

+Babbel Curso de Idiomas On-line

+Babbel Curso de Idiomas On-line
Aprenda idiomas on-line de maneira fácil. Experimente gratuitamente.

Loteria Federal

Gol Linhas Aéreas Inteligente

Decolar.com

Patrocinadores


Regina

Regina Moda Intima

TEC Informática

Novanet

Novanet
Rua: 15 N° 12 – Setor Rodoviário – Nova Glória – Goiás Tel.: (62) 9219-4000 / 9609-6462 E-mail: onivaldorodrigues2010@gmail.com

Odonto Carvalho

CFC Nova Glória

Telecenter

DK PARABRISAS Nacional e Importados

SKY

SKY

Automação em Geral

Automação em Geral

Nova FM 104,9

TeleCartões

TeleCartões

Móveis Modelo

Móveis Modelo

Telecel

Telecel

Escritório de Contabilidade Pontual

Escritório de Contabilidade Pontual

Bazar Papelaria Mozart

Bazar Papelaria Mozart

Panelão Ar Condicionado

Rose Modas

Rose Modas

K&G

K&G

Nova Farma

Nova Farma

Móveis Estrela

Móveis Estrela

Milly Gás

Milly Gás

Compartilhar

NGN - Acessos no Mundo Inteiro

NGN - Formulario de Contato

foxyform

Previsão do Tempo

Noticias Popular

Postagem Recente

.

Comentários

.

Arquivo do blog

 
Support : Click Lan House | Reavendo Noticia e Esports | ..
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. NOVA GLÓRIA NEWS - All Rights Reserved
Template Design by .. Published by ..