Atacante do Fortaleza chega a 12 gols no ano. Lima, do Papão, faz quatro gols, e veteranos Magno Alves, Nonato e Marcelinho Paraíba também marcam
Robert mostrou todo
o seu arsenal contra o Guarani de Juazeiro: três gols (Foto: Kiko
Silva/Agência Diário)
Tudo que é bom dura pouco. André Cassaco foi destituído de seu reinado apenas 18 dias após assumir a artilharia do Horizonte-CE e do Brasil, com 11 gols. Bastou passar em branco diante do Icasa, na derrota por 2 a 1 no meio de semana, para ser ultrapassado. O novo líder isolado do Prêmio Friedenreich é Robert, que tratou de emplacar três bolas na rede do Guarani de Juazeiro, ajudando o Fortaleza a golear por 4 a 0 e chegando aos 12 gols na temporada.
André Cassaco caiu para segundo e já tem a companhia de Lima, do Paysandu, que fez ainda melhor que Robert. Sem dó, o atacante marcou quatro vezes nos 6 a 1 sobre o Princesa de Solimões, subindo vários andares no elevador - de 14º a 2º. O outro Lima, do ASA, folgou na semana e caiu para 4º, com 10 gols.
"Panela velha...": Marcelinho Paraíba, Nonato e Magno Alves deixam o seus
O Top 5 fica completo com os atletas que marcaram nove gols até agora. São quatro: Netinho, do Guarani de Juazeiro, e Ricardo Lopes, do Globo FC, não comemoraram; já o velho conhecido Marcelinho Paraíba completou o serviço do líder Robert e deixou o seu pelo Fortaleza; Marciel, por sua vez, fez o que o companheiro André Cassaco não conseguiu e, com seu gol, compõe dupla de ataque afiada no Horizonte, com 20 gols em 2014.
Entre os que marcaram oito gols, destaque para Nonato, ex-Bahia, de 34 anos. Ele marcou duas vezes na vitória do Goianésia por 3 a 1 sobre o Vila Nova e resolveu dar as caras na lista. Quem também não fez feio foram Junior Juazeiro, do Serra Talhada, Marciano, do River-PI, e Rafael Granja, do Vitória da Conquista. Os três guardaram uma bola na rede cada na semana.
Magno Alves é o grande expoente dentre os que fizeram sete gols. Na Copa do Nordeste, ele carimbou a meta do Vitória em duas oportunidades e contribuiu para o placar de 5 a 1 (veja o vídeo com os gols) que classificou o Ceará às semifinais. Vale lembrar que o veterano fez 34 gols no ano passado e arrematou a vice-artilharia, ao lado de Bruno Rangel. Será que o Magnata, aos 38, chega lá de novo? Em tempo: Thiago Alagoano foi outro que chegou a sete tentos com um gol pelo Jacuipense.
Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Copa Verde, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana, a Copa Suruga e o Mundial de Clubes.
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.
OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols
2013 - Hernane (Flamengo), com 36 gols
Fonte
e foto: Globo Esporte.com - ARTILHEIROS DO ANO
Edição:
Nova Glória News
Siga
Nova Glória News no Facebook
Siga
Nova Glória News no Twitter
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !