Nível da Cantareira cai abaixo dos 20% e é o menor da história, diz Sabesp - NOVA GLÓRIA NEWS
Headlines News :

.

.
Home » » Nível da Cantareira cai abaixo dos 20% e é o menor da história, diz Sabesp

Nível da Cantareira cai abaixo dos 20% e é o menor da história, diz Sabesp

Written By Unknown on segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014 | 01:53



Índice de 19,8% foi registrado neste domingo; chuva ficou abaixo da média.
Sabesp vê cenário preocupante é dá desconto para quem economizar água.

Represa Jaguari, que faz parte do Sistema Cantareira, em Jacareí (SP), que está mais de 8 metros abaixo do seu nível de vazão devido à falta de chuvas (Foto: Nilton Cardin/Sigmapress/Estadão Conteúdo)

A capacidade nos reservatórios de água do Sistema Cantareira caiu abaixo dos 20% e atingiu o menor nível da história, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo(Sabesp).O índice registrado neste domingo (9) é de 19,8%.

Apesar de no dia 9 de fevereiro de 2004, o nível do reservatório estar em 5,6%, segundo o site do próprio sistema, a companhia informa "que os níveis foram revisados e, a partir de agosto daquele ano [2004], uma regulamentação determinou que fossem incorporados volumes que antes eram considerados como reserva técnica".

Portanto, a Sabesp não contava os 20% que tinham no reservatório para fazer a medição, "assim sendo, naquela época, o índice era cerca de 25%, maior que o atual".

A chuva que atingiu a região do sistema neste domingo foi de 0,9 milímetros e a acumulada no mês de fevereiro, 1,3 milímetro. A média histórica para o mês é de 202,6 milímetros de chuva. A companhia diz esperar chuva para a segunda quinzena de fevereiro.

Formado por quatro represas, o sistema é responsável por abastecer casas de mais de 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo. A Sabesp classificou o cenário como "preocupante" e anunciou no sábado (1º) desconto de 30% para quem economizar água.

A falta de chuva e o calor recorde levaram à situação crítica. Segundo a Sabesp, "o mês de dezembro de 2013 foi especialmente ruim: teve 62 milímetros de chuva, quando a média histórica é de 226 milímetros. Foi o pior mês de dezembro desde que a medição começou a ser feita, há 84 anos".

Em janeiro as chuvas que normalmente chegam a 300 milímetros, ficaram em 87,7 milímetros. "Além disso,  foi o janeiro mais quente da história e como não chove (o que ajudaria a baixar a temperatura), o consumo de água acaba se mantendo em nível elevado o dia todo", segundo a companhia.

O Cantareira fornece água para casas de mais de 8 milhões de moradores da Zona Norte, do Centro, pequena parte da Zona Leste de São Paulo e 10 municípios da região metropolitana (Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba, Santana do Parnaíba, São Caetano do Sul e parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André).

Desconto
No sábado (1º), a Sabesp anunciou o desconto de 30% na conta de quem economizar água. O objetivo é incentivar a queda no consumo por causa da falta de chuva, que reduziu o nível das represas do sistema Cantareira. O desconto vale apenas para os consumidores abastecidos por esse sistema.

A informação sobre o sistema que abastece a residência está disponível na conta de água. "Nos demais, mantém a tarifa normal, porque choveu na média e os sistemas se recompuseram", disse a presidente da Sabesp, Dilma Pena, em entrevista coletiva. "Vamos ter um impacto no faturamento que ainda não mensuramos. E faremos a gestão disso."

O desconto será de fevereiro a setembro, exceto para Santana do Parnaíba, onde a política vai de março a setembro "por uma questão específica do sistema", segundo ela. A presidente da Sabesp afastou a possibilidade de racionamento. "Não estamos pensando em racionamento. Ele não está no nosso radar", asseverou Dilma Pena. Segundo ela, o desconto deve vir já na próxima conta de água recebida pelos consumidores.

A estratégia é similar à usada em 2004, quando já houve desconto na conta para quem economizou água. Desta vez, no entanto, o consumidor pode ter um desconto ainda maior. Quem diminuir o consumo em cerca de 20% terá 30% de desconto na conta.

"Como nós tivemos um índice pluviométrico baixíssimo em janeiro, a Sabesp está adotando, a partir de hoje [sábado], um incentivo econômico para que a população poupe água. O consumidor que reduzir 20% de seu consumo, tendo como referência a média dos últimos 12 meses, terá uma redução na sua tarifa de 30%. Isso tem um impacto significativo na sua conta de água. Como ele reduz o volume, e a estrutura tarifária é por faixa de consumo, então ele tem uma redução real ainda maior", afirmou a presidente da empresa.

Ela explicou que a média de consumo diário é de 161 litros por habitante. A campanha pede que esse valor seja reduzido para 128, ou cerca de 20%. "É um incentivo econômico para que, nessa situação crítica, a população faça a adesão. Temos certeza que a população vai aderir e acatar o chamamento. Não dá para encher a piscina e tomar um banho de 30 minutos. Mas dá para fazer todas as atividades", afirmou.

Dilma Pena explicou que o desconto real na conta dos consumidores que aderirem pode ser ainda maior que os 30%, já que ele será aplicado sobre o valor já menor. "Com a redução, ele passa a ter uma tarifa de 30,9%. Mas, por mudar de faixa, a redução real será de 48%."
A conta do cliente abastecido pelo Sistema Cantareira terá um informe com a meta de redução a ser atingida, segundo a Sabesp. Terá direito ao bônus o cliente que reduzir em 20% o consumo médio de um período de 12 meses.

Saiba como economizar

Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias.
Veja abaixo:
- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- ao lavar o carro, use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.

Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp disponibiliza  um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e tarde.

Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão.
Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência. Visite o site da Sabesp para conferir os endereços.

Fonte e foto: G1 São Paulo
Edição: Nova Glória News
Siga Nova Glória News no Twitter
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Total de Visualizações da Página

Horário

Idioma

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Site de Pesquisa

Sine - Site Nacional de Emprego

+Babbel Curso de Idiomas On-line

+Babbel Curso de Idiomas On-line
Aprenda idiomas on-line de maneira fácil. Experimente gratuitamente.

Loteria Federal

Gol Linhas Aéreas Inteligente

Decolar.com

Patrocinadores


Regina

Regina Moda Intima

TEC Informática

Novanet

Novanet
Rua: 15 N° 12 – Setor Rodoviário – Nova Glória – Goiás Tel.: (62) 9219-4000 / 9609-6462 E-mail: onivaldorodrigues2010@gmail.com

Odonto Carvalho

CFC Nova Glória

Telecenter

DK PARABRISAS Nacional e Importados

SKY

SKY

Automação em Geral

Automação em Geral

Nova FM 104,9

TeleCartões

TeleCartões

Móveis Modelo

Móveis Modelo

Telecel

Telecel

Escritório de Contabilidade Pontual

Escritório de Contabilidade Pontual

Bazar Papelaria Mozart

Bazar Papelaria Mozart

Panelão Ar Condicionado

Rose Modas

Rose Modas

K&G

K&G

Nova Farma

Nova Farma

Móveis Estrela

Móveis Estrela

Milly Gás

Milly Gás

Compartilhar

NGN - Acessos no Mundo Inteiro

NGN - Formulario de Contato

foxyform

Previsão do Tempo

Noticias Popular

Postagem Recente

.

Comentários

.

Arquivo do blog

 
Support : Click Lan House | Reavendo Noticia e Esports | ..
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. NOVA GLÓRIA NEWS - All Rights Reserved
Template Design by .. Published by ..