Um
estudo feito com milhões de pessoas associou uma extensa variedade de
distúrbios e problemas em crianças em idade escolar a paternidade tardia.
Na
lista de problema estão autismo, deficit de atenção e hiperatividade (TDAH),
transtorno bipolar, esquizofrenia, tentativas de suicídio e problemas de abuso
de substâncias. O estudo foi divulgado na publicação científica no JAMA
Psiquiatria e sugeriu que espermas mutantes são os culpados dos possíveis
danos.No entanto, os especialistas dizem que os benefícios que os pais mais velhos trazem podem superar todos os problemas.
A investigação foi realizada por cientistas da Universidade de Indiana, nos EUA, e do Instituto Karolinska, da Suécia. O trabalho foi descrito como o maior e um dos melhores estudos sobre o tema.
Os pesquisadores analisaram 2,6 milhões de pessoas e as diferenças entre irmãos nascidos do mesmo pai, uma vez que isso conta para as diferenças de educação entre as famílias. Na comparação de filhos de um pai de 45 anos de idade com as crianças que nasceram de pais de 24 anos de idade, os dados indicaram que a chance de autismo era três vezes maior no primeiro grupo. Já o risco de TDAH era 13 vezes maior; e as chances de transtorno bipolar aumentou 25 vezes. Até mesmo as notas escolares eram inferiores.
Um dos pesquisadores, Brian D' Onofrio, disse à BBC News que ficou chocado com os resultados que sugeriram um risco maior do que o estimado anteriormente .
"O estudo aponta que adiar a gravidez também pode estar relacionado ao maior risco de problemas psiquiátricos. Nosso trabalho se soma a uma grande quantidade de estudos que apontam que as famílias, os médicos e a sociedade devem considerar os prós e os contras de adiar uma gravidez", ponderou.
Esperma defeituoso
Os espermatozoides são produzidos constantemente ao longo da vida de um homem - ao contrário das mulheres, que já nascem com todos os óvulos que terão ao longo da vida. Com isso, cada nova produção realizada em idade avançada oferece um risco maior de carregar mutações genéticas. À medida que o homem envelhece, ele expõe-se a mais toxinas ambientais que podem levar a mudanças de DNA em seu esperma.
Segundo o que o professor James MacCabe do "Institute of Psychiatry" disse à BBC News, os homens não devem decidir sobre quando devem ter filhos com base em um único estudo. Ele ponderou que os riscos são baixos e que mesmo uma duplicação ou triplicação do risco ainda afetaria uma pequena proporção de pessoas.
Ele acrescentou ainda que os pais mais velhos trazem muitas vantagens aos filhos, tais como relacionamentos mais estáveis ??e maior renda.
Os riscos dos filhos de paternidade tardia:
- Três vezes mais chance de desenvolver autismo
- 13 vezes maior risco de TDAH
- O dobro do risco de transtorno psicótico
- 25 vezes mais propensos a ter transtorno bipolar
- 2,5 vezes mais propensos a ter comportamento suicida ou problemas com drogas
- Pontuações mais baixas na escola.
Fonte
e foto: E Mais Goiás
Edição:
Nova Glória News
Siga
Nova Glória News no Facebook
Siga
Nova Glória News no Twitter
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !